segunda-feira, 28 de maio de 2012

SER E SERVIR – CONGRESSO SIM 2012





Nesse último final de semana, de 25 a 27 de Maio, estive participando pela primeira vez de um Congresso Missionário promovido pelo pessoal da SIM-Brasil, sobre missões.
As minhas expectativas foram alcançadas, pois foi muito bom poder ouvir os relatos de vida e as experiências de campo que aqueles homens e mulheres de Deus compartilharam conosco.
É desafiante imaginar viver aquela realidade, muitas vezes abrindo mão de promissoras carreiras, status, vida abastada, para seguir adiante a serviço de Deus num outro país, numa outra cultura, na maioria das vezes entre pessoas completamente excluídas de tudo e sem recurso nenhum. E é completamente estimulante também poder contemplar a expectativa de viver um pouco de tudo aquilo.
Entre tantas coisas boas e abençoadoras que ouvimos, houve algo que guardei da parte de um dos missionários, o Dr. Eduardo Lucas, que disse: “Nós temos na nossa cultura, no nosso país o triste hábito de “ser servido” e não de “servir...”
Ouvindo essa frase fiquei pensando o quanto é irônico e contraditório a maneira como a grande maioria -  e eu me incluo nessa maioria -  gostam de encher o peito e citar com uma tremenda autoridade as palavras do Apóstolo Paulo  na sua carta aos Gálatas: “...Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim...” (Gl 02:20).
Quão maravilhosas são essas palavras, quanto poder há naquilo que elas querem dizer – Cristo vive em mim, e desse modo, fala por mim age através de mim... Realmente é lindo isso não é mesmo?
Porém o que também a grande maioria, incluindo eu, esquecemos ou fingimos esquecer, é que o mesmo Paulo diz na sua carta aos Filipenses que Jesus mesmo sendo Deus, não teve a mínima pretensão de ser tratado como Deus, pelo contrário, assumiu a forma de SERVO e ao invés de ser servido, serviu a humanidade até a morte, e morte na cruz! (Fp 02:05-08).
E assim valeu a lição! SIM, eu quero ter a honra e a graça de poder dizer que Cristo vive em mim, mas também quero ter o sentimento de realização em dizer que faço a Sua vontade e cumpro a minha MISSÃO!

Por Cristo, Com Cristo e Em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário